
ESTUÁRIOS
O QUE SÃO?
Um estuário é uma zona de transição entre o rio e o mar,
entre água doce do rio e água salgada do mar.
Portugal tem uma costa rica em estuários que desaguam no Oceano Atlântico.
No encontro de águas doce e salgada florescem condições únicas que tornam os estuários um dos ecossistemas aquáticos mais produtivos e com maior biodiversidade do planeta. São zonas de berçário e desenvolvimento de peixes, moluscos e crustáceos que atraíram a instalação de pessoas de diferentes origens e culturas.
Por sofrerem influência das marés, os estuários apresentam gradientes de salinidade e temperatura, ao longo do espaço e do tempo. Nesta diversidade de habitats podemos encontrar sapais, canais, ilhas e pradarias marinhas. Estas zonas acolhem espécies aquáticas que passam uma parte das suas vidas no rio e outra no mar. Estas zonas lodosas, ricas em macro e microalgas e plantas aquáticas, constituem excelentes sumidouros de carbono e, por isso, essenciais à mitigação dos efeitos das alterações climáticas, para além de verdadeiros filtros de poluição e retenção de detritos.
A elevada quantidade de nutrientes e de matéria orgânica transportadas pelo rio ao longo do seu leito alimentam estes locais, proporcionando condições ideais para berçários, postura e o desenvolvimento de juvenis de várias espécies. As águas salobras dos estuários são pouco profundas, ricas em alimentos e com vegetação que confere aos juvenis as condições necessárias ao seu desenvolvimento, incluindo a protecção de predadores.
PORQUÊ OS ESTUÁRIOS?
O sítio LTER estuários compreende estuários de três rios - Minho, Mondego e Mira - que partilham as características típicas, mas, como se distribuem de Norte a Sul do país em regiões com diferentes climas e diferentes tipos de perturbação, permitem uma visão abrangente destes ecossistemas, não só no espaço como no tempo.



(+351) 217 500 439 (chamada para a rede fixa nacional)
skype - specopt
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício C4, 1º Piso, Sala 4.1.10
1749-016 Lisboa
Siga-nos nas redes sociais







PORBIOTA - POCI-01-0145-FEDER-022127, Co-financiado pelo POCI (COMPETE 2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)